Acervo
Notícias - Rio Gastronomia começa com abertura saborosa - O globo
Instituição:    Colégio Militar do Corpo de Bombeiros - CMCB-CE
Autor:   
Publicado por:   

 

Rio Gastronomia começa com abertura saborosa

O Globo

 

 

 


Os vencedores do Pr?mio Rio Show Gastronomia comemoram no Jockey Club da G?vea
Foto: F?bio Rossi

Os vencedores do Prêmio Rio Show Gastronomia comemoram no Jockey Club da GáveaFÁBIO ROSSI

RIO - Boa música, a nata de quem faz e de quem aprecia a gastronomia carioca reunida e, obviamente, muita comida. Foi em clima de festa que a cidade celebrou, na noite desta quinta-feira, seus melhores chefs, bares e restaurantes, vencedores do 10º Prêmio Rio Show de Gastronomia. Pela primeira vez, o Jockey Club Brasileiro, na Gávea, foi o palco da entrega dos troféus de cinco garfinhos, marcando também a abertura do Rio Gastronomia, um evento que conjuga cardápios especiais em mais de 500 restaurantes, shows, aulas gratuitas com grandes cozinheiros, deliciosos passeios pela história da culinária carioca e diversas outras atividades. Realizado pelo GLOBO, com apresentação da Riotur, apoio do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e patrocínio das marcas Bohemia, Sebrae, Nextel, Sedex e CEG, o Rio Gastronomia ocupa a cidade até o próximo dia 27.

A atriz Dira Paes conduziu a cerimônia. O Olympe de Claude Troisgros levou dez garfinhos, cinco na categoria de melhor restaurante francês e mais cinco pelo bi-campeonato de melhor restaurante - a categoria mais importante. A outra vencedora da noite foi Kátia Barbosa, com o Aconchego Carioca. O restaurante que nasceu no mesmo ano do prêmio foi o escolhido nas categorias Regional e Pé-Limpo.

Esse ano, houve dois empates. Na categoria Café da Manhã, o La Byciclette e a Escola do Pão subiram juntos ao palco. Escolher o melhor sanduíche da cidade também foi missão impossível para os jurados, que votaram pelo empate do Foccacia e do Cervantes.

O prêmio Destaque do Ano foi entregue aos Eco-chefs do Instituto Maniva. A chef Teresa Corção, presidente da entidade, destacou a importância do envolvimento dos eco-chefs com o evento:

- É o reconhecimento de um trabalho que começou há dez anos. Acho que estamos celebrando o reconhecimento de um grupo que se uniu para promover um comida com história e afeto. É um parzer poder inspirar outros chefs com este trabalho.

Para a diretora executiva do GLOBO, Sandra Sanches, o Rio Gastronomia é um momento de celebração para o jornal.

- É muito importante participar deste evento que promove a gastronomia da cidade e também o próprio Rio de Janeiro. E, este ano, temos algumas novidades. Além de ter ficado maior, mudamos para o Jockey, celebramos os dez anos do Prêmio Rio Show de Gastronomia e consolidamos a parceria com o SindRio na formação dos profissionais dos 545 restaurantes que estão participando do Rio Gastronomia, que já é o maior evento do gênero no país. Com isso, a cidade já começa a se preparar para outros eventos superimportantes que estão por vir, como a Copa e as Olimpíadas – disse.

O secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, acredita que o evento tem ajudado a dar ao Rio um novo perfil:

- O Prêmio Rio Show de Gastronomia culminou na criação do Rio Gastronomia, evento que tem ajudado o Rio de Janeiro a ganhar o perfil de destino gastronômico. Hoje, turistas brasileiros e estrangeiros reconhecem a qualidade dos restaurantes e chefs cariocas e vêm para cá também para apreciar a nossa cozinha. Ter um evento desse porte na nossa cidade só contribui para fortalecer a imagem de um Rio de simpatia, belezas naturais e sabores deliciosos.

Felipe Bronze, chef do Oro, que ganhou o melhor restaurante contemporâneo, também ressaltou a importância do evento para o Rio.

- É muito importante para a efervescência da cidade, pois ele democratiza a gastronomia carioca.

Para Roberta Sudbrack, eleita melhor chef, a premiação é um reconhecimento da filosofia de cada chef.

- O prêmio é o reconhecimento de quem faz uma gastronomia brasileira legítima à sua maneira. Além disso, é numa noite de confraternização, de encontrar os outros amigos chefs e sociabilizar.

E sobre o evento, garante que a troca com o público é maravilhosa.

- Pessoal e profissionalmente, a troca com o público através da programação é maravilhosa, uma ótimo oportunidade de sair da cozinha dos restaurantes e ir para a rua.

De acordo com o presidente do SindRio, Pedro de Lamare, o ano é de sedimentação do Rio Gastronomia.

- O evento já entrou no dia a dia da cidade e é de vital importância para capacitação e melhoria de serviços do setor - diz, assumindo ser apaixonado pelo Caminhão Cozinha Show: - É muito legal quando você começa a levar a gastronomia para a praça pública.

A noite terminou com o show dos cantores Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz.

Circuito Rio Gastronomia e roteiro gastronômico

De sexta a domingo, os frequentadores do Jockey poderão experimentar as delícias dos restaurantes premiados em outras edições, que terão quiosques como pequenas filiais durante o evento. Uma oportunidade de para quem quer conhecer ou repetir a culinária do Laguiole, Capricciosa, Sushi Leblon, Gula Gula, Le Vin e do Aconchego Carioca.

Os indispensáveis botecos pés-sujos e pés-limpos também vão estar bem representados pelo Nordestino Carioca, Bar do Davi e O Original do Brás; e pelo Chico& Alaide, Bar do Adão e Grannel. Shows gratuitos das bandas Letuce, na sexta às 23h15m; Tono, no sábado às 22h15m; e Fino Coletivo, no domingo às 21h, vão animar, ainda mais, o evento.

Mas o evento não se limita ao Jockey. Mais de 500 restaurantes estão oferecendo cardápios especialmente pensados para o Rio Gastronomia, com entrada, prato principal e sobremesa, a preços convidativos. E muito mais. Confira a agenda completa e programe-se.

» Voltar «